TV Brasil Transmite Neste Sábado Desfile do Grupo de Acesso 2 do Carnaval de SP; Conheça as Escolas

PUBLICIDADE

Os amantes do samba em São Paulo terão um encontro marcado neste sábado (24) com a transmissão do desfile das escolas do Grupo de Acesso 2. A partir das 20h, o Sambódromo do Anhembi será palco da disputa por duas cobiçadas vagas no Grupo de Acesso 1 do carnaval de 2027. A TV Brasil exibirá o evento, mas a transmissão será restrita ao estado de São Paulo.

Das dez agremiações que pisarão na avenida, um total de cinco já tiveram a experiência de desfilar no grupo principal. A noite de celebração começa com a Amizade Zona Leste e seu enredo “Xangô e Iansã – O casal do Dendê no Ilê do Amizade”. Em seguida, a Imperatriz da Pauliceia apresentará “Congá, o altar sagrado da minha fé”.

Trajetórias e Homenagens na Avenida

A Torcida Jovem trará o tema “Axé – Raízes e Ritmos da Cultura Afro-baiana”, seguido pela tradicional X-9 Paulistana. A bicampeã do grupo especial homenageará os povos guaranis com o enredo “Yvy Marã Ei: A Busca pela Terra Sem Mal”. Leonardo Dahi, enredista da escola, explicou que a proposta é refletir sobre a preservação da natureza a partir de um mito indígena.

A Unidos de São Lucas chega com “Meu tambor é ancestral, heranças e riquezas de um povo… um Brasil de festas pretas!”. Na sequência, o Unidos do Peruche apresentará “Oi! Esse Peruche Lindo e Trigueiro. Terra de Samba e Pandeiro”. Felipe Milanês, assistente do carnavalesco Chico Spinosa, detalhou que a homenagem ao pandeiro percorrerá a história do instrumento no samba.

Fechando a Noite e Acesso ao Sambódromo

O Morro da Casa Verde leva para a avenida o enredo “Santo Antônio de Batalha faz de mim batalhador”. O Imperador do Ipiranga desfilará com “Berijóó, Inopí Doum – Ibeji”. A Uirapuru da Mooca encerra a sequência com “Maria Felipa – No Balanço da Maré, a Heroína da Independência”. Quem fechará os trabalhos na madrugada de domingo será a Primeira da Cidade Líder, com uma homenagem ao renomado carnavalesco Paulo Barros, sob o enredo “Paulo Barros, o Gênio do Carnaval”.

Desde 2022, os desfiles do Grupo de Acesso 2 antecedem os do Grupo Especial, ocorrendo no sábado anterior. A entrada no Sambódromo do Anhembi é gratuita para o público nas arquibancadas, com abertura dos portões a partir das 18h. Para facilitar o acesso, linhas especiais de ônibus sairão dos terminais Barra Funda e Tietê.

Reflexos para o Norte de Minas

Embora o desfile do Grupo de Acesso 2 do carnaval de São Paulo ocorra longe do Norte de Minas, a festa popular e a cultura do samba possuem raízes profundas em todo o Brasil. Eventos como este reforçam a importância do carnaval como vitrine cultural e turística, podendo inspirar iniciativas locais e a valorização das tradições em municípios da região, estimulando o turismo e a economia através da música e da dança.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima