A Cemig colocou em operação, neste mês de fevereiro, a Subestação Divinópolis 3. A nova unidade, instalada no bairro Savassi, em Divinópolis, representa um investimento de R$ 43,6 milhões e possui capacidade instalada de 50 megavolt-ampere (MVA).
A subestação é um reforço estratégico para o sistema elétrico da região e passa a atender mais de 118 mil habitantes de Carmo do Cajuru, Divinópolis e São Gonçalo do Pará. O empreendimento também beneficia importantes complexos industriais da região.
“Com a entrada em operação, a SE Divinópolis 3 amplia de forma significativa a capacidade elétrica da região, garantindo mais estabilidade, segurança e eficiência ao sistema, além de reduzir falhas e sobrecargas que antes impactavam os consumidores”, explica Bruno Ferrarezi, gerente de Distribuição de Alta Tensão da Cemig.
A nova subestação traz ganhos expressivos para toda a região, como a melhoria da continuidade do fornecimento das subestações Divinópolis 1, Divinópolis 2 e UHE Gafanhoto. Além disso, promove a redução de perdas elétricas e sobrecargas nos alimentadores existentes, diminui os custos operacionais e de manutenção, e possibilita a conexão de novos geradores, oferecendo maior robustez para suportar o crescimento residencial e industrial.
Murilo Galvão, Superintendente Regional de Distribuição da Cemig, destacou que a entrada em operação da Subestação Divinópolis 3 “reafirma o compromisso da companhia com a modernização da rede elétrica e com o desenvolvimento sustentável dos municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais, com destaque para o Centro Industrial de Divinópolis”.
A Subestação Divinópolis 3 integra o Programa Mais Energia, uma iniciativa da Cemig que prevê a construção de 200 novas subestações em Minas Gerais até 2027. Com a conclusão do programa, o estado contará com 615 unidades em operação, ampliando a oferta de energia e fortalecendo a infraestrutura elétrica em todas as regiões atendidas pela companhia.