Comissão da Câmara debate falta de energia em municípios brasileiros e medidas para aumentar resiliência das redes diante de eventos climáticos extremos
Audiência pública marcada para 9 de dezembro, às 16h, vai discutir impactos em hospitais, abastecimento de água, comércio e indústria a pedido do deputado Yury do Paredão (MDB-CE)
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realizará, na terça‑feira (9), uma audiência pública para debater a recorrente falta de energia elétrica em municípios brasileiros e suas consequências. A reunião está marcada para as 16 horas; o plenário onde ocorrerá ainda será definido.
Motivação e impactos
O debate atende a solicitação do deputado Yury do Paredão (MDB‑CE), que alerta para os prejuízos causados por interrupções no fornecimento: além do transtorno às famílias, a falta de energia compromete serviços essenciais como hospitais, o abastecimento de água e a educação, e afeta atividades do comércio e da indústria.
Foco nas redes e na adaptação climática
Segundo o deputado, parte da infraestrutura elétrica foi planejada sem considerar a maior frequência de eventos climáticos extremos. “Diante dessa realidade, um dos temas mais estudados no setor elétrico brasileiro é a resiliência de redes”, afirmou.
Propostas em discussão
Entre os pontos que devem ser abordados estão a revisão de padrões técnicos, operacionais e regulatórios e a incorporação, ao planejamento e à operação dos sistemas, de medidas voltadas à adaptação climática. A expectativa é que especialistas e representantes do setor elétrico apresentem propostas para tornar a infraestrutura mais robusta e reduzir os riscos de novas falhas.
O resultado da audiência poderá subsidiar proposições legislativas e medidas regulatórias para melhorar a confiabilidade do serviço elétrico em municípios de todas as regiões do país.