Alerta de Saúde: Sete Casos Suspeitos de Intoxicação por Metanol Internados na Bahia Geram Investigação

PUBLICIDADE

Faculdade FAM - A maior estrutura de ensino superior presencial da região, promocional educacional

Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, na Bahia, com suspeita de intoxicação após ingestão acidental de metanol. A Secretaria da Saúde da Bahia informou que os pacientes estão sob observação e recebendo assistência médica, com os protocolos assistenciais já acionados.

Investigação em Andamento

A apuração das causas para os casos suspeitos já foi iniciada. O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-BA), o Centro de Informações Toxicológicas da Bahia (Ceatox-BA), a vigilância sanitária estadual e municipal, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica estão envolvidos na investigação. Serão realizados exames laboratoriais e, se necessário, um antídoto específico será administrado para o tratamento.

Contexto Nacional de Intoxicação por Metanol

Entre setembro e dezembro de 2025, o Brasil registrou um total de 890 notificações relacionadas à intoxicação por metanol. Deste número, 73 casos foram confirmados e 29 permaneciam como suspeitos. Os estados mais afetados foram São Paulo, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul. Ao todo, 22 óbitos foram confirmados em decorrência da intoxicação por metanol, com investigações em andamento para outros nove falecimentos.

Encerramento da Sala de Situação Nacional

O Ministério da Saúde anunciou recentemente o encerramento da sala de situação criada para monitorar casos de intoxicação por metanol no país. A pasta justificou a decisão pela expressiva redução de novos casos e óbitos, considerando que um cenário de estabilidade epidemiológica foi consolidado. Todos os estados contam com estoque de antídotos e capacidade diagnóstica. A assistência e o acompanhamento dos casos agora retornam ao fluxo rotineiro da vigilância de intoxicações exógenas.

Impacto para o Norte de Minas

Embora os casos suspeitos mais recentes tenham sido registrados na Bahia, o alerta sobre a intoxicação por metanol serve como um lembrete importante para a vigilância em saúde em todas as regiões do país, incluindo Montes Claros e o Norte de Minas. A conscientização sobre os riscos do metanol, presente em produtos como álcool em gel e solventes, e a importância de buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita são fundamentais para a proteção da saúde pública local. A população deve estar atenta à procedência e composição de produtos que contenham álcool.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima