Ano Eleitoral de 2026 Pode Facilitar Redução da Jornada de Trabalho, Avalia Ministro Luiz Marinho
PUBLICIDADE
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sinalizou que o ano de 2026, marcado por eleições, pode ser um período favorável para a aprovação de importantes mudanças na legislação trabalhista brasileira. Entre as pautas destacadas pelo ministro estão a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas e o fim da escala 6×1, que impõe seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso.
Mobilização Social como Impulso Político
Durante coletiva de imprensa para divulgar dados sobre a geração de empregos formais em novembro, Marinho afirmou que um ano eleitoral, contrariando expectativas, pode até facilitar a tramitação dessas propostas no Congresso Nacional. “A jornada de trabalho, até por ser um ano eleitoral, talvez até facilite [a aprovação], em vez de ser difícil. Vai depender muito de como as categorias, de como a classe [trabalhadora] se mobiliza”, analisou.
Economia Madura e Benefícios Sociais
O ministro comparou a situação com a recente aprovação da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, que obteve unanimidade no Congresso. Segundo ele, essa aprovação foi “forçada” pelo “calor das ruas” e demonstrou que a economia brasileira está preparada para suportar alterações na jornada máxima de trabalho. “É plenamente possível fazer a redução da jornada máxima para 40 horas semanais e buscar um espaço de eliminar a [escala] 6×1, que é a grande bandeira, em especial da nossa juventude”, ressaltou.
Debates no Congresso e Negociações Coletivas
Atualmente, diversos projetos de lei sobre o tema tramitam no Congresso. Na Câmara dos Deputados, uma subcomissão especial aprovou a redução gradual da jornada para 40 horas semanais, mas rejeitou o fim da escala 6×1. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avançou mais, aprovando o fim da escala 6×1 e a redução da jornada para 36 horas semanais, ambas sem corte salarial. O ministro enfatizou que negociações coletivas podem garantir que atividades essenciais, como saúde e produção contínua, não sejam prejudicadas, permitindo um avanço “sereno” no debate.
Para o Norte de Minas, a possível redução da jornada de trabalho pode significar um impacto positivo na qualidade de vida dos trabalhadores, com mais tempo para lazer e família. Além disso, a discussão sobre a escala 6×1, que afeta diversos setores, pode trazer um novo fôlego para as relações de trabalho na região, incentivando discussões sobre produtividade e bem-estar no ambiente corporativo local.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.