Carlos Bolsonaro acusa Moraes de abuso de poder e expor pai a riscos

PUBLICIDADE

Faculdade FAM - A maior estrutura de ensino superior presencial da região, promocional educacional

Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, manifestou forte crítica à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de não conceder prisão domiciliar ao pai, que se encontra detido em Brasília. Em uma publicação na rede social X, Carlos Bolsonaro acusou o magistrado de cometer um “exercício reiterado de abuso de poder” e de ultrapassar os limites aceitáveis em um Estado de Direito.

“As decisões tomadas por esse sujeito não apenas violam garantias constitucionais básicas, como expõem deliberadamente Jair Bolsonaro a riscos reais, físicos e humanos”, declarou o vereador, sem citar diretamente o nome do ministro Alexandre de Moraes. A declaração surge em um momento delicado para o ex-presidente, que passou os últimos sete dias internado para tratar uma crise de soluços, sendo submetido a quatro cirurgias antes de receber alta hospitalar na última quinta-feira (1º).

Carlos Bolsonaro reiterou seu posicionamento, afirmando que o país não pode ser “governado por decisões personalistas, sem contraditório efetivo, sem limites e sem responsabilidade”. A mensagem foi concluída com um encorajamento ao pai: “Mantenha, Pai!”.

Pedido de Prisão Domiciliar Negado

A defesa de Jair Bolsonaro havia apresentado um novo pedido de prisão domiciliar na quarta-feira (31), argumentando que a permanência do ex-presidente em um estabelecimento prisional após a alta hospitalar representaria um “risco concreto de agravamento súbito do estado de saúde”. O pedido, no entanto, foi negado pelo STF.

Em setembro, o ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão por liderar um plano que visava mantê-lo no poder após a derrota nas eleições presidenciais de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro, de 70 anos, passou por cirurgias para correção de hérnia inguinal e, mais recentemente, para tratar suas recorrentes crises de soluços.

Contexto Político e Jurídico

A declaração de Carlos Bolsonaro adiciona mais um capítulo à tensão entre a família do ex-presidente e o Judiciário, em especial o STF. As investigações em curso e as condenações impostas têm sido alvo constante de críticas por parte de apoiadores de Jair Bolsonaro, que frequentemente acusam o tribunal de perseguição política.

A situação jurídica de Jair Bolsonaro continua a ser um ponto central no cenário político brasileiro, com desdobramentos que impactam a imagem e a trajetória do ex-mandatário e de seus aliados.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima