Na última sexta-feira, 31 de maio, Montes Claros deu um passo importante para fortalecer dois setores que têm tudo a ver com a nossa identidade: a Cultura e o Turismo. A cidade recebeu a visita da secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Joseane de Souza, que veio especialmente para estreitar laços e definir novas ações em parceria com a Prefeitura.
E sabe aquele tipo de encontro que, mesmo sendo formal, dá esperança de mudanças positivas? Foi assim! O evento aconteceu em um restaurante da cidade, reunindo autoridades locais como o prefeito Guilherme Guimarães, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Júnia Rebello, e a subsecretária de Turismo, Natalie Oliffson. Além, claro, de outros representantes que ajudam a movimentar a cultura e a economia do nosso município.
Cultura e Turismo de mãos dadas
Durante a reunião, ficou claro que a ideia principal é unir forças para fortalecer o turismo, sempre caminhando junto com a cultura local. Foi apresentado um vídeo institucional que, com muito carinho, mostrou as belezas e tradições que fazem Montes Claros ser tão especial. Também teve um material informativo cheio de propostas para dar aquele gás nas ações culturais e turísticas da cidade.
A subsecretária Natalie Oliffson resumiu bem a proposta: a cultura é o “grande motor” do desenvolvimento turístico por aqui. E ela está certíssima, né? Afinal, quem vem a Montes Claros quer conhecer nossas festas, tradições, culinária e história. O plano agora é criar ações bem estruturadas para garantir um crescimento sustentável para toda essa cadeia do turismo.
E Natalie ainda destacou: “É preciso lançar um novo olhar para esses setores, para construir uma cultura e um turismo de qualidade”. Concorda?
Cultura para todos os cantos da cidade
Outro ponto muito bacana foi levantado pela secretária Júnia Rebello. Ela falou sobre o desejo da Prefeitura de descentralizar as manifestações culturais. Ou seja, a ideia é levar eventos e atividades artísticas para todos os bairros, não deixando nada concentrado apenas no centro ou em alguns pontos mais conhecidos.
Isso é super importante, né? Afinal, cultura tem que ser acessível para todos — e quando ela chega nos bairros, cria oportunidade para muita gente mostrar talento, se divertir e também gerar renda.
Revitalização e cuidado com o patrimônio histórico
O prefeito Guilherme Guimarães também trouxe boas notícias. Ele falou sobre o projeto da Prefeitura de revitalizar prédios históricos da cidade e também os arredores desses espaços. Quem vive aqui sabe que temos vários locais cheios de história, que merecem ser preservados, valorizados e visitados.
Além disso, ele anunciou que vão destinar recursos para melhorar o acesso ao Parque da Lapa Grande. E quem já foi até lá sabe como o local é lindo, mas que realmente precisa de melhorias para receber ainda mais visitantes com segurança e conforto. Segundo ele, “nosso objetivo é restaurar nosso patrimônio histórico”. Ótima iniciativa, não acha?
Parceria que promete bons frutos
No fim do encontro, a secretária adjunta do Estado, Joseane de Souza, fez questão de reforçar que a parceria com Montes Claros é super bem-vinda. Ela afirmou: “Cada um de nós é um agente cultural que tem o dever de impulsionar o setor e outras pastas vinculadas a ele”.
E ela está certa! Afinal, o desenvolvimento da cultura e do turismo mexe com muita coisa: fomenta o comércio, movimenta hotéis, restaurantes, transportes, gera emprego e valoriza ainda mais o que Montes Claros tem de melhor.
E agora?
Com essa parceria firmada, a expectativa é que novas ações sejam colocadas em prática nos próximos meses. Para quem mora na cidade ou gosta de visitar, pode esperar por eventos mais diversos, mais investimentos em espaços culturais e históricos, além de um turismo mais bem estruturado e sustentável.
E aí, ficou animado com as novidades? A gente aqui fica na torcida para que essa união entre Estado e Município traga mesmo muitos frutos bons para a cultura e para o turismo da nossa querida Montes Claros!

Fonte: cultura.montesclaros
Fotos: Solon Queiroz / SECOM – Prefeitura de Montes Claros
Confira Também: Meia Maratona José Nardel 2025: inscrições abertas