Janeiro de 2026: Conheça os Feriados, Datas Comemorativas e Marcos Históricos do Mês
Do Dia da Confraternização Universal à campanha Janeiro Branco, o início do ano traz reflexões sobre paz, saúde mental e celebrações culturais.
O ano de 2026 começa com o tradicional feriado nacional do Dia da Confraternização Universal em 1º de janeiro. Esta data, que marca o início de um novo ciclo, é um convite à reflexão sobre paz e solidariedade, valores intrínsecos às celebrações de Ano Novo. No Brasil, rituais como o uso de roupas brancas e oferendas ao mar, influenciados por matrizes africanas, cristãs e populares, reforçam o significado da data.
Janeiro Branco: Um Mês Dedicado à Saúde Mental
O primeiro dia do ano também dá o pontapé inicial para o Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre saúde mental. Iniciada em 2014, a iniciativa busca estimular o bem-estar emocional e alertar para a importância dos cuidados psicológicos, um tema cada vez mais relevante na sociedade.
Marcos Históricos e Culturais de Janeiro
Janeiro de 2026 também celebra marcos importantes. Completam-se 10 anos da entrada em vigor definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990 e que visa unificar a escrita nos países lusófonos. Além disso, o mês marca o centenário do nascimento da icônica atriz gaúcha Maria Della Costa, um ícone do teatro brasileiro.
A tradição cristã celebra o Dia de Reis em 6 de janeiro, rememorando a visita dos três reis magos ao menino Jesus. No campo da liberdade religiosa, o dia 7 de janeiro é dedicado ao Dia da Liberdade de Culto, reforçando o direito à prática religiosa livre. Já o dia 21 é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, datas que incentivam o respeito à diversidade.
Outras Datas Relevantes em Janeiro
O calendário de janeiro de 2026 reserva outras datas significativas. Em 12 de janeiro, completam-se 50 anos da morte de Agatha Christie, a rainha do romance policial. E em 17 de janeiro, o Brasil relembra os 5 anos do início oficial da campanha de vacinação contra a COVID-19, um marco crucial na luta contra a pandemia.
O mês ainda celebra aniversários de personalidades notáveis como Emiliano Queiroz (90 anos), Roberto Rivellino (80 anos), Dziga Vertov (130 anos), Lula Ferreira (75 anos), Waldir Peres (75 anos), Artur da Távola (90 anos), Zilda Cardoso (90 anos) e Israel Pinheiro (130 anos). Também são lembrados marcos como a descoberta de Ceres (225 anos), a posse de Dilma Rousseff como primeira mulher presidente do Brasil (15 anos), a fundação do Esporte Clube Bahia (95 anos) e a criação da Caderneta de Poupança (165 anos).
Outros eventos e datas incluem o Dia Mundial do Braille, a fundação do Jornal da Tarde (60 anos), o nascimento de Hayao Miyazaki (85 anos) e Syd Barrett (80 anos), a morte de Roque Ricciardi (50 anos) e David Bowie (10 anos), a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o lançamento do programa “Um milhão de melodias” (83 anos) e a morte de Genival Lacerda (05 anos).
Janeiro também destaca o nascimento de Luiz Melodia (75 anos), o Dia do Leitor, o Dia Nacional do Fotógrafo, o lançamento da radionovela “Direito de Nascer” (75 anos), o nascimento de Joan Baez (85 anos), a entrada em vigor da Lei Saraiva (145 anos), o Dia do Astronauta, o Dia do Fico, o reconhecimento do monumento de Zumbi dos Palmares como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, a Chacina em Tremembé (SP), a morte de Coco Chanel (55 anos), a convocação da Primeira Assembleia Geral da ONU (80 anos), o início da Festividade do Glorioso São Sebastião, o nascimento de Stuart Angel Jones (80 anos), o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, o Dia Internacional do Obrigado, a morte de Luiz Bonfá (25 anos) e Adhemar Ferreira da Silva (25 anos).
O mês ainda relembra a fundação da Orquestra Sinfônica Nacional (65 anos), a fundação da cidade de Belém (410 anos), o incêndio no camelódromo de Uruguaiana, a sanção da lei que restringe uso de celulares nas escolas, a morte de James Joyce (85 anos), o lançamento do programa “Mais professores para o Brasil”, a instituição das Comissões de Salário Mínimo por Getúlio Vargas (90 anos), o lançamento da Política Nacional para os Povos de Terreiro, o nascimento de Zé Gonzaga (105 anos), o lançamento da Wikipédia (25 anos), a Lavagem do Bonfim, a sanção da primeira parte da Reforma Tributária, a morte de David Lynch, o nascimento de Jorge Goulart (100 anos) e Jorge Mautner (85 anos), o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil (5 anos) e a apuração do MPAM sobre a falta de oxigênio medicinal (5 anos).
Outras datas incluem a fundação do Império Alemão (155 anos), o Dia Estadual da Baía de Guanabara, a morte de Márcia Lage e Léo Batista, a inauguração da Rodovia Presidente Dutra (75 anos), o Dia Nacional do Cabeleireiro, o nascimento de Euclides da Cunha (160 anos), a criação das Forças Aéreas Nacionais (85 anos), o caso do “E.T. de Varginha” (30 anos), o Dia Nacional da Parteira Tradicional, o Dia Mundial do Queijo, o Dia de São Sebastião (feriado municipal no Rio de Janeiro), a inauguração da TV Tupi Rio de Janeiro (75 anos), o nascimento de Peterpan (115 anos) e Plácido Domingo (85 anos), o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a estreia do programa “Dalila na Quadra” (14 anos), o nascimento de Francis Bacon (465 anos) e Neil Diamond (85 anos), a morte de Benjamin Constant (135 anos), o nascimento de Vasco Mariz (105 anos), a fundação da Universidade Federal do Acre (55 anos), o lançamento do programa “Blim Blem Blom” (15 anos) e o nascimento de João Ubaldo Ribeiro (85 anos).
O mês também relembra o sismo de Shaanxi (470 anos), o Dia da Previdência Social, o nascimento de Beth Goulart (65 anos) e Milton de Oliveira (110 anos), o Dia do Carteiro, o Dia da Bossa Nova, a inauguração do Minhocão (55 anos), a morte de Graça Aranha (95 anos), o nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart (270 anos), a morte de Giuseppe Verdi (125 anos), o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Dia Internacional do Conservador Restaurador, a criação da Fundação Cultural de Brasília (65 anos), a morte de Marina Colasanti, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o Dia Internacional da Privacidade de Dados, o Dia Mundial dos Corais da Amazônia, o nascimento de Romário (60 anos), a morte de Geórgia Gomide (15 anos), o Dia da Visibilidade Trans, o nascimento de Phil Collins (75 anos), o Dia do Quadrinho Nacional, o Dia da Saudade, a morte de Ismael Netto (70 anos), o Dia Mundial do Mágico e a fundação oficial do município de Nhamundá do Corocoró (70 anos).