Operação Dominus: Governo de Minas Desarticula Crime Organizado em Belo Horizonte e Presídios
PUBLICIDADE
Operação Dominus: Governo de Minas Desarticula Crime Organizado em Belo Horizonte e Presídios
Ação conjunta das forças de segurança visa combater facções criminosas que tentam se estabelecer no estado, com foco no Aglomerado da Serra e unidades prisionais.
O Governo de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta terça-feira (23/12), a Operação Dominus, uma ação integrada para combater o crime organizado em Belo Horizonte e em unidades prisionais de todo o estado. A operação tem como objetivo principal desarticular grupos criminosos locais e impedir a consolidação de grandes facções brasileiras em território mineiro.
Foco na Serra e em Presídios
O vice-governador Mateus Simões, acompanhado de autoridades da segurança pública, explicou que a operação tem como foco o Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e diversas unidades prisionais. “Nós tomamos a decisão de não permitir que a Serra seja ocupada de nenhuma forma pelas organizações criminosas que estão tentando se instalar em Belo Horizonte. As forças policiais chegaram e não sairão até que a gente tenha certeza absoluta de que qualquer tentativa de instalação dessas organizações criminosas esteja frustrada”, declarou Simões.
A operação também visa a ocupação estratégica de áreas e o enfraquecimento de estruturas criminosas dentro do sistema prisional. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressaltou o nome da operação: “Dominus para mostrar para esses criminosos que quem domina o território, dentro e fora do sistema prisional, é o Estado”.
Resultados Parciais e Investigação
Até o momento, a Polícia Civil cumpriu sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária. Foram presas dez pessoas, incluindo duas em flagrante por tráfico de drogas pela Polícia Civil e seis pela Polícia Militar. Três menores também foram apreendidos. A Polícia Militar apreendeu armas de fogo, grande quantidade de drogas (cocaína, maconha, lança-perfume e crack), rádios comunicadores e dinheiro.
A operação está ligada à investigação do homicídio de Júlio César Ferreira Peixoto, de 33 anos, conhecido como “Grande”, ocorrido em 20/12 na Avenida Carandaí. A vítima já era investigada por envolvimento com tráfico de drogas e a morte pode estar relacionada a disputas entre facções. Uma carta manuscrita encontrada no veículo da vítima está sob análise.
Ações no Sistema Prisional
A inteligência penitenciária identificou a atuação de grupos locais com potencial de cooptação pelas grandes facções. Em resposta, a Polícia Penal realizou ações simultâneas em 23 presídios e penitenciárias, envolvendo cerca de 2 mil agentes e 19 drones. Foram apreendidos celulares, smartwatches, maconha, cocaína, K4 e merla. A operação incluiu buscas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências estratégicas de presos. As unidades prisionais alvo da operação abrigam mais de 17 mil detentos em todo o estado.
Impacto para o Norte de Minas
Embora a Operação Dominus tenha seu foco principal em Belo Horizonte, a atuação do Governo de Minas contra o crime organizado é de suma importância para a segurança pública em todo o estado, incluindo o Norte de Minas. O fortalecimento das estruturas de segurança e a prevenção da expansão de facções criminosas contribuem para um ambiente mais seguro e estável para os moradores da região. A integração entre as forças policiais e a inteligência penitenciária são fundamentais para antecipar e neutralizar ameaças, garantindo que o Estado mantenha o controle territorial e a ordem pública em todas as suas esferas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.