O Palmeiras iniciou sua jornada no Campeonato Paulista de 2026 com uma vitória apertada de 1 a 0 sobre a Portuguesa, no Canindé, neste sábado. O gol que garantiu os três pontos para a equipe comandada por Abel Ferreira foi marcado por Luighi, jovem promessa da base alviverde, aos sete minutos do segundo tempo, após assistência de Maurício.
Com o início da pré-temporada há menos de dez dias, Abel Ferreira optou por poupar suas principais estrelas. Apenas Carlos Miguel, Allan, Murilo e o recém-contratado Marlon Freitas foram escalados entre os titulares habituais. Mesmo com um time modificado, o Verdão demonstrou superioridade e criou as melhores oportunidades contra a Lusa, que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano.
Primeiro tempo com poucas emoções e sustos para o Verdão
Na primeira etapa, o Palmeiras ainda mostrou os reflexos do início de temporada, com um ritmo de jogo mais lento. Ainda assim, o time alviverde conseguiu criar lances de perigo, com destaque para Allan. A Portuguesa, por outro lado, pouco ameaçou o gol palmeirense, exceto por falhas pontuais da defesa. Carlos Miguel foi exigido em um lance cara a cara com Renê e também em uma saída de bola errada que quase resultou em gol para a Lusa.
Expulsão e gol da vitória palmeirense
O cenário do jogo mudou logo no início do segundo tempo. Igor Torres, da Portuguesa, foi expulso diretamente após uma entrada violenta em Larson, que resultou em um pisão na canela do jogador palmeirense. Inicialmente, o árbitro aplicou apenas o cartão amarelo, mas, após revisão no VAR, decidiu pela expulsão.
A superioridade numérica foi rapidamente convertida em gol. Larson acionou Maurício em ótima condição, e o meia rolou para Luighi, que estava livre para empurrar a bola para as redes. Com a vantagem, Abel Ferreira promoveu as entradas de Andreas Pereira, Bruno Fuchs e Khelven para manter o controle da partida. Apesar da pressão palmeirense, Renê ainda conseguiu levar perigo com uma cabeçada dentro da área.
Próximo compromisso
O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (14) para enfrentar o Santos em um clássico válido pelo Paulistão, na Arena Barueri.
Ficha Técnica: Portuguesa 0 x 1 Palmeiras
- PORTUGUESA: Bruno Bertinato; João Vitor, Gustavo Henrique, Eduardo, Gustavo Salomão; Zé Vitor (Keven Coloni), Gabriel Pires (Guilherme Portuga) e Hudson (Matheus Muller); Igor Torres, Maceió (Lohan) e Renê. Técnico: Fabio Matias.
- PALMEIRAS: Carlos Miguel; Giay, Murilo (Bruno Fuchs), Benedetti, Jefte (Khelven); Mauricio, Larson (Erick Belém) e Marlon Freitas; Allan (Andreas), Sosa e Luighi (Bruno Rodrigues). Técnico: Abel Ferreira.
- GOL: Luighi, aos 7 minutos do 2º tempo.
- CARTÕES AMARELOS: Gustavo Salomão, Eduardo e Hudson (POR); Murilo, Benedetti (PAL).
- CARTÃO VERMELHO: Igor Torres (POR).
- RENDA: Não divulgado.
- PÚBLICO: 9.624 torcedores.
- ÁRBITRO: Lucas Canetto Bellote.
- LOCAL: Canindé, São Paulo (SP).
Com informações do Estadão Conteúdo.