A fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou ao seu encerramento neste domingo (11), definindo os 32 classificados para a próxima etapa. Quatro jogos encerraram a rodada, com destaque para Fluminense e Palmeiras, que mantiveram o desempenho impecável de 100% de aproveitamento. Água Santa e Monte Roraima, por sua vez, asseguraram as últimas duas vagas disponíveis para o mata-mata.
A segunda fase da Copinha tem início nesta segunda-feira (12), com uma agenda repleta de 16 confrontos. A partida entre Cruzeiro e Meia Noite, sediada no Estádio Galileu de Andrade Lopes, em Patrocínio Paulista (SP), dará o pontapé inicial nas oitavas de final às 11h (horário de Brasília). O Corinthians, maior campeão do torneio com 11 títulos e atual vice-campeão, enfrentará o Guarani no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú (SP), em um duelo marcado para as 21h20.
Confira os demais jogos da segunda fase nesta segunda-feira:
- 14h45 – Botafogo-SP x Vasco – Mário Lima Santos, em Brodowski (SP)
- 15h – Bahia x Atlético-PI – Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP)
- 15h15 – Grêmio x Atlético-BA – Evandro de Paula, em Santa Fé do Sul (SP)
- 17h30 – Santos x Cuiabá – Luisão, em São Carlos (SP)
- 18h – América-MG x Inter de Limeira – Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP)
- 18h30 – Goiás x Mirassol – Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo (SP)
- 18h45 – Athletico-PR x Ceará – Adhemarzão, em Araçatuba (SP)
- 19h – Ferroviária x Real Brasília – Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
- 19h – Guanabara City x Tuna Luso – José Vessi, em Cravinhos (SP)
- 19h – Chapecoense x Votuporanguense – Arena Plínio Marin, em Votuporanga (SP)
- 19h – Grêmio Prudente x Osasco Sporting – Prudentão, em Presidente Prudente (SP)
- 20h – Athletic-MG x XV de Jaú – Tonicão, em Assis (SP)
- 20h30 – Ponte Preta x Francana – Lanchão, em Franca (SP)
- 21h – Sport x América-RN – Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo (SP)
Campanhas perfeitas de Fluminense e Palmeiras
Fluminense e Palmeiras encerraram a primeira fase com três vitórias em três jogos. O Tricolor carioca, pelo Grupo 25, superou o Sfera por 2 a 1 no Estádio Gabriel Marques da Silva, em Santana do Parnaíba (SP). Na próxima etapa, a equipe enfrentará o Referência.
O resultado do Fluminense beneficiou o Água Santa, que também avançou. O time paulista venceu o Brasiliense por 2 a 1, no mesmo local, e se classificou ao lado do Fluminense. O Netuno, como é conhecido, terá o Ituano como adversário na segunda fase.
No confronto contra o Sfera, o Fluminense abriu o placar logo no primeiro minuto com William Lopes. A equipe da casa empatou com Borba aos 31 minutos, mas Isack Gabriel, de pênalti aos 43 minutos, garantiu a vitória e a classificação carioca, eliminando o Sfera, que precisava vencer para avançar.
Já o Palmeiras, pelo Grupo 27, derrotou o Remo por 3 a 0 na Arena Barueri. Juliano abriu o placar aos oito minutos do segundo tempo, Juan Gabriel ampliou aos 16, e Sorriso fechou a conta aos 35 minutos. O Verdão, bicampeão da Copinha, enfrentará o Vitória na próxima fase.
A vitória do Palmeiras também assegurou a classificação do Monte Roraima. A equipe de Boa Vista, que terminou na segunda posição do Grupo 27, venceu o Batalhão por 3 a 2 e terá o Flamengo de Guarulhos como adversário.
Sexteto 100% e classificação sofrida do Internacional
No último sábado (10), 28 partidas definiram os rumos de 14 grupos. Seis equipes terminaram a primeira fase com aproveitamento máximo: Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ituano, Botafogo e Fortaleza.
O São Paulo, atual campeão, protagonizou a maior goleada ao vencer o Real Soccer por 6 a 1 no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP). O Botafogo também teve uma atuação expressiva, goleando o Taubaté por 5 a 0 no Joaquinzão.
O Atlético-MG quase alcançou a campanha perfeita, mas foi superado pelo Audax por 3 a 0 no Estádio José Liberatti, em Osasco (SP). Apesar da derrota, o Galo avançou na segunda posição do Grupo 29, atrás do líder Audax.
O Internacional, segundo maior vencedor da Copinha com cinco títulos, obteve a classificação de forma mais dramática. O Colorado perdeu por 3 a 0 para o Nacional no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, mas se beneficiou da derrota do Portuguesa Santista para o CSE por 1 a 0, no mesmo local.
Outros confrontos da segunda fase com datas a definir:
- Red Bull Bragantino x Comercial de Tietê
- Canaã-DF x Figueirense
- São Paulo x Portuguesa
- Operário-PR x Independente-AP
- Juventude x Águia de Marabá
- Botafogo x São José
- Fortaleza x Novorizontino
- Itaquá x União Mogi
- Audax x Santo André
- Ibrachina x Atlético-MG
- Retrô x Internacional
- Nacional x Juventus
As datas, locais e horários definitivos de todos os jogos da segunda fase serão confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).