O tenista carioca João Fonseca terá uma nova chance de brilhar no Rio Open neste sábado (21), a partir das 14h30 (horário de Brasília). Após sua eliminação na chave de simples na última quinta-feira (19), o brasileiro foca agora no torneio de duplas, onde disputa as semifinais ao lado do experiente Marcelo Melo. A dupla brasileira busca um lugar na final contra os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner.
A partida acontecerá na quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, localizada na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O confronto foi reagendado pela organização do evento, que informou em nota a mudança para “melhor acomodação do público”, saindo da quadra 1 onde estava previsto para a noite de sexta-feira (20).
João Fonseca, atualmente 38º no ranking mundial de simples, ainda não possui pontos na classificação de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Em contraste, Marcelo Melo é o número 55 entre os duplistas, tendo alcançado o topo do ranking em 2015. No Rio Open, a parceria já demonstrou força, vencendo seus dois jogos anteriores sem ceder sets.
Nas quartas de final, disputadas na última quarta-feira (18), Fonseca e Melo superaram os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0. A performance sólida indica um bom momento da dupla.
Por outro lado, Schnaitter e Wallner ocupam a 48ª posição no ranking de duplas. Nas quartas, os alemães precisaram de 1h49 para derrotar a dupla brasileira formada por Luís Guto Miguel (337º) e Gustavo Heide (694º em duplas), em uma partida decidida no super tie-break por 2 sets a 1 (7/5, 5/7 e 11-9).
Queda no Simples e Análise de Fonseca
Na competição de simples, João Fonseca foi surpreendido nas oitavas de final pelo peruano Ignácio Buse (91º do mundo). Buse venceu de virada por 2 sets a 1, após Fonseca ter ganhado o primeiro set por 7/5. O peruano fechou o jogo com parciais de 6/3 e 6/4 em 2h26.
Em análise após a partida, Fonseca comentou sobre seu desempenho: “Eu consegui fazer um bom primeiro set. Não busquei muita coisa, mas consegui fazer uma quebra, acho que foi mais demérito dele do que mérito meu. No segundo set, eu perdi uma oportunidade grande e não consegui me encontrar no jogo novamente. Ele foi fazendo um bom jogo e eu não consegui fazer uma reviravolta. Ele foi ganhando confiança e eu afrouxando um pouco, não pegando muitas oportunidades da partida. Tem coisas a melhorar”, declarou o tenista, conforme reproduzido pelo site do evento.
O Rio Open é um torneio de nível ATP 500, o terceiro mais importante no circuito, que concede 500 pontos ao campeão. A eliminação nas oitavas de final rendeu 50 pontos para Fonseca, que deve subir uma posição no ranking de simples, alcançando o 37º lugar na próxima semana.
Na chave de simples, Ignácio Buse enfrentará o italiano Matteo Berrettini (57º), que venceu o sérvio Dusan Lajovic. Berrettini, ex-sexto do mundo em 2022, busca recuperar seu bom momento no saibro.