Saúde Pública: Ministério da Saúde Garante R$ 7,5 Bilhões para Rede Sarah por Mais Cinco Anos

PUBLICIDADE

Faculdade FAM - A maior estrutura de ensino superior presencial da região, promocional educacional

O Ministério da Saúde confirmou a renovação do contrato de gestão com a Rede Hospitalar Sarah Kubitschek por mais cinco anos, em um investimento significativo de R$ 7,5 bilhões. A parceria, que abrange hospitais de reabilitação em sete estados e no Distrito Federal, é fundamental para a oferta de consultas, exames e tratamentos especializados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Expansão e Redução de Filas no SUS

Os recursos destinados à Rede Sarah serão aplicados principalmente nas áreas de neurologia, ortopedia e fisioterapia, especialidades que concentram os esforços de atuação da rede. Esta medida se alinha às ações do programa Agora Tem Especialistas, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos médicos especializados e diminuir o tempo de espera por cirurgias eletivas, exames e outros procedimentos de maior complexidade.

Compromisso com o Atendimento de Excelência

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância do investimento durante a assinatura do contrato na unidade principal da rede, em Brasília. “Investimentos vão apoiar a Rede Sarah para fazer cada vez mais cuidados integrados a quem precisa de reabilitação, sobretudo na área de neurologia, de ortopedia. Vão ajudar os hospitais da rede a fazer mais cirurgias, mais consultas especializadas. São 2,1 milhões pessoas atendidas, um grande volume”, afirmou.

Para 2026, a previsão é que a rede realize 1,7 milhão de exames e terapias, além de 515,4 mil consultas para a rede pública. A Rede Sarah, reconhecida nacional e internacionalmente como referência em reabilitação de alta complexidade, atua integrada ao SUS há 25 anos, oferecendo atendimento gratuito e de excelência em suas unidades localizadas no Pará, Minas Gerais, Ceará, Amapá, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, e no Distrito Federal.

Resultados e Metas Futuras

Em 2025, os hospitais da Rede Sarah já registraram um expressivo número de atendimentos pelo SUS, incluindo mais de 512 mil consultas, 3,6 milhões de procedimentos e ações de reabilitação, 1,6 milhão de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, 22,9 mil internações e 20,7 mil procedimentos cirúrgicos. O novo contrato, que conta com a participação dos Ministérios da Fazenda e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entra em vigor a partir de 1º de agosto e também prevê ações de qualificação e desenvolvimento de pesquisas.

O ministro Alexandre Padilha também ressaltou o sucesso do programa Agora Tem Especialistas, prevendo que 2025 fechará com um recorde de mais de 14,2 milhões de cirurgias realizadas pelo SUS. Ele mencionou ainda a meta para 2026 de garantir que todos os estados brasileiros possuam um centro de tratamento de radioterapia atualizado para o câncer, com Roraima sendo o último estado a receber os equipamentos necessários.

Impacto para o Norte de Minas

Embora a notícia se refira a um contrato nacional, a expansão e o fortalecimento da Rede Sarah têm implicações indiretas para a saúde pública em todo o país, incluindo o Norte de Minas. O investimento em especialidades como neurologia e ortopedia, e a redução de filas para procedimentos complexos, podem, a longo prazo, aliviar a demanda em outras unidades de saúde e melhorar o acesso a tratamentos de reabilitação para pacientes da região, que muitas vezes precisam se deslocar para grandes centros em busca de atendimento especializado.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima