Semana Nacional de Retiros Culturais Cristãos é aprovada e segue para sanção presidencial

PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados aprovou, na última segunda-feira (9), o projeto de lei que institui a Semana Nacional de Retiros Culturais. A iniciativa, que agora segue para a sanção da Presidência da República, dedica o período aos eventos da cultura cristã, como encontros de oração, seminários e shows musicais.

O texto propõe que a Semana Nacional de Retiros Culturais aconteça anualmente entre a sexta-feira que antecede o Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), autora do PL 509/2020, comemorou a aprovação em suas redes sociais, definindo-a como um “passo importante no reconhecimento da arte e da música cristã”. Segundo a senadora, essas manifestações culturais “formam valores, fortalecem comunidades e transformam vidas”.

Eliziane Gama ressaltou ainda que a escolha do período do Carnaval para a celebração é um “gesto de respeito às tradições do nosso país e, em especial, aos evangélicos”.

Origem da Proposta e Apoio no Senado

O projeto já havia sido aprovado no Senado em dezembro de 2022, com relatório da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Eliziane Gama explicou que a inspiração para a proposta veio da tradição dos retiros culturais promovidos pelas igrejas em seu estado, o Maranhão. O estado já conta com uma lei, de iniciativa da senadora quando era deputada estadual, que reconhece os retiros do período carnavalesco no calendário oficial maranhense.

A senadora destacou que, além da promoção cultural, esses retiros fomentam “o convívio comunitário, o fortalecimento de laços de amizades e lições de respeito, humildade, doação e amor ao próximo”.

Impacto Cultural e Social

A criação da Semana Nacional de Retiros Culturais visa dar visibilidade e incentivar as diversas manifestações artísticas e religiosas que ocorrem durante o período. A expectativa é que a iniciativa fortaleça os laços comunitários e promova valores importantes para a sociedade, além de impulsionar a economia criativa ligada à cultura cristã.

Com a aprovação na Câmara, o projeto aguarda agora a sanção presidencial para se tornar lei e entrar em vigor.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima