Sistema Guandu sofre redução de capacidade e afeta abastecimento de água em 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio

PUBLICIDADE

Faculdade FAM - A maior estrutura de ensino superior presencial da região, promocional educacional

O Sistema Guandu, responsável por 80% do abastecimento de água potável na região metropolitana do Rio de Janeiro, está operando com capacidade reduzida. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que opera o sistema, confirmou a diminuição na produção de água, mas ainda não divulgou um prazo para a normalização do serviço.

A redução na capacidade do Guandu impacta diretamente o fornecimento de água para o município do Rio de Janeiro e diversas cidades da Baixada Fluminense. Entre os municípios afetados estão Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti. Ao todo, mais de 9 milhões de pessoas dependem deste sistema para o acesso à água potável.

Recomendação para os consumidores

Diante do cenário de instabilidade no fornecimento, a concessionária Águas do Rio orienta os moradores das áreas afetadas a adotarem medidas de economia. A companhia pede que os consumidores adiem atividades que demandam alto consumo de água, como lavagem de carros e calçadas, e priorizem o uso para necessidades essenciais, até que o sistema Guandu retorne à sua plena capacidade operacional.

O Sistema Guandu é uma infraestrutura crítica para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, garantindo o suprimento hídrico para uma vasta população. A falta de informações sobre o tempo de normalização gera apreensão entre os moradores e as autoridades locais.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima