O comércio varejista nacional encerrou o ano de 2025 com um crescimento acumulado de 1,6% no volume de vendas. Este resultado marca o nono ano consecutivo de expansão, porém, a taxa de crescimento foi inferior à registrada em 2024 (4,1%) e similar à de 2023 (1,7%). Em dezembro de 2025, o volume de vendas apresentou uma leve queda de 0,4% em relação a novembro, considerando a série com ajuste sazonal, indicando um período de estabilidade no final do ano.
### Varejo ampliado: resultados mistos em dezembro e no acumulado
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o cenário foi mais heterogêneo. Em dezembro, o volume de vendas caiu 1,2% em relação a novembro (série com ajuste sazonal). No acumulado de 2025, o varejo ampliado registrou uma variação modesta de 0,1%, abaixo dos 3,7% de 2024.
### Setores em destaque e setores em retração
O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação liderou os avanços, com alta de 31,1% em dezembro de 2025 na comparação anual. Este desempenho foi influenciado pela desvalorização do dólar. Outros setores com bom desempenho incluem Móveis e eletrodomésticos (6,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,8%). Por outro lado, Tecidos, vestuário e calçados (-2,5%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,6%) apresentaram queda nas vendas em dezembro frente ao mesmo mês do ano anterior.
### Desempenho anual e projeções futuras
Setorialmente, sete das onze atividades do varejo ampliado acumularam ganhos em 2025. Destaque para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,5%) e Móveis e eletrodomésticos (4,5%). Em contrapartida, Veículos e motos, partes e peças (-2,9%) e Material de construção (-0,2%) fecharam o ano com perdas. A análise do desempenho das unidades da federação mostra que 23 das 27 registraram crescimento nas vendas em dezembro de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024, indicando uma recuperação disseminada pelo país.